SOBRE O PROJETO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

A Associação Smart Waste Portugal, em colaboração com a 3drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), encontra-se a desenvolver o projeto Edifícios Circulares, financiado pelo EEA Grants.

Este projeto, que teve início em maio de 2020, tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para promover o aumento da reutilização dos materiais e a redução na produção de resíduos no setor da Construção.

Estas ferramentas facilitarão a definição de passaportes de materiais de edifícios e o cálculo de indicadores de circularidade e de eficiência material, hídrica e energética. Será ainda desenvolvida uma ferramenta de avaliação dos benefícios ambientais e económicos associados à circularidade nos edifícios.

RESULTADOS ESPERADOS DO PROJETO

O projeto Edifícios Circulares tem como objetivo último o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para promover o aumento da reutilização dos materiais e a redução na produção de resíduos no setor da Construção:

  • Guia para criação de passaportes de materiais para edifícios
  • Guia de boas práticas para promoção da circularidade nas DAP
  • Guia de boas práticas para o cálculo de indicadores de eficiência de edifícios
  • Ferramenta de cálculo dos benefícios associados à circularidade dos edifícios
CC Banner 1

As ferramentas a serem desenvolvidas permitem a promoção de práticas sustentáveis e dos princípios da economia circular no setor da construção, o planeamento eficaz da requalificação e demolição de edifícios e a redução dos impactes ambientais associados.

O projeto alinha-se assim com os objetivos do Protocolo de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição da UE, e do Plano de Ação para a Economia Circular do Governo de Portugal, ao contribuir para a melhoria da identificação dos resíduos, da separação na origem, da logística, das opções de processamento e tratamento de resíduos, da qualidade do processo e da monitorização e controlo.

As ferramentas resultantes permitem abranger vários grupos de interesse, já que foram desenvolvidas para serem aplicadas a diversas tipologias de edifícios, garantindo a escalabilidade do projeto. Prevê-se que os resultados do projeto influenciem os modelos de negócio das empresas de construção, que pretendem realizar a reabilitação e a reconstrução urbana de edifícios, planeando-se a transmissão de conhecimentos relativos à construção circular dentro da cadeia de valor local e nacional.

Toda a cadeia de valor, desde os fornecedores e construtores até aos utilizadores, pode obter informação através das ferramentas do projeto (passaportes de materiais, indicadores de eficiência energética e material, indicadores de circularidade nas DAP e ferramenta de cálculo dos benefícios ambientais e económicos) para tomar as decisões que garantam a sustentabilidade dos edifícios, permitindo a escolha de produtos e materiais mais sustentáveis e aumentar o seu período de utilização e maximizar o seu valor de fim de vida.

CC Banner 1

PROJETO DEMONSTRADOR

As ferramentas desenvolvidas serão implementadas num projeto demonstrador:

Projeto da Arena da Póvoa de Varzim

A Empreitada de Arena da Póvoa de Varzim consiste na demolição da atual Praça de Touros e construção de um novo edifício, a Arena da Póvoa de Varzim. A total demolição do edifício existente dará lugar a uma nova construção, embora de implantação e volumetria semelhantes, garantindo a mesma forma de utilização do edifício, respeitando a preservação do carácter e dos elementos que constituem a imagem coletiva da Arena.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Smart Waste
Associação Smart Waste Portugal

A Associação Smart Waste Portugal, criada em maio de 2015, tem por missão criar uma plataforma colaborativa para envolver todos os agentes do setor dos resíduos, potenciando e valorizando o resíduo como um recurso económico e social. A Associação pretende assim criar condições para apoiar na transição para uma Economia Circular, bem como reforçar a capacidade de reação a fatores nacionais e internacionais de uma forma competitiva, atuando em toda a cadeia de valor, através de uma estratégia colaborativa, focada na inovação, na investigação & desenvolvimento, na implementação de soluções e na geração de novos negócios

3Drivers
3DRIVERS – Engenharia, Inovação e Ambiente

A 3drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente Lda. é uma empresa de consultoria ambiental com uma experiência acumulada de 17 anos de atividade de prestação de serviços de consultoria na área da gestão de resíduos em Portugal e na União Europeia. A empresa colabora com os seus clientes com o objetivo último de promover a sustentabilidade das suas atividades, colocando o enfoque na avaliação e melhoria do desempenho ambiental de sistemas, produtos e serviços.

FEUP
FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Os membros da equipa da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto são membros integrados da Unidade de Investigação CONSTRUCT - Instituto de I&D em Estruturas e Construções, sediada na FEUP. O CONSTRUCT tem como missão desenvolver atividades de investigação, inovação e formação avançada em atividades académicas, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia e prestando serviços de consultoria especializada. O CONSTRUCT mantém relações consistentes, contínuas e diversificadas com a comunidade, nomeadamente com o governo, municípios, empresas públicas e privadas, associações, empreiteiros e empresas de consultadoria.

PTPC
PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção

O Cluster AEC, Arquitetura, Engenharia e Construção é gerido pela PTPC e é plataforma agregadora de conhecimento e de competências da área da construção, promovendo a competitividade do tecido empresarial através do fomento de atividades de I&D e Inovação, e do reforço da capacidade exportadora e de internacionalização É também vetor estratégico da PTPC a criação de condições para poder influenciar as políticas relacionadas com a IDI na construção em Portugal e na Europa (Plataforma Tecnológica Europeia da Construção – ECTP). Atua em 5 eixos estratégicos: Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Internacionalização; Cooperação e Parcerias; Qualificação e Competências e; Políticas Públicas, sendo um interlocutor privilegiado, a nível nacional e internacional, e capaz de contribuir de forma decisiva para a afirmação do setor da construção Português em mercados estratégicos. .

Recursos

Notícias

04 junho de 2020 | Projeto Edifícios Circulares Aprovado

Saiba mais aqui

Media

Brevemente Disponível

Documentos

Brevemente Disponível

Sobre os EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em eeagrants.gov.pt

CONTACTOS

Associação Smart Waste Portugal
UPTEC Polo do Mar, Sala A2
Avenida da Liberdade
4450-718 Leça da Palmeira
Telefone: 00351 220 731 357
info@smartwasteportugal.com

Financiado por:

Operador do programa:

Promotor:

Parceiro:

Parceiro:

Parceiro: